1 de julho de 2003

Revista Marie Claire: A atriz que está quebrando tabus na novela das 8

Share & Comment

 Sem medo de causar polêmica, Aline Moraes aceitou o desafio de interpretar uma lésbica na novela das 8. Agora, a atriz comemora a aceitação do público e o momento especial na sua carreira.

Edição 148 - Jul/03
Aline Moraes sabe que está no centro do furacão. 'É uma grande responsabilidade interpretar uma homossexual na TV', diz a atriz paulista de 20 anos. 'Estamos dando um passo importante, mudando a cabeça das pessoas.' Na novela 'Mulheres Apaixonadas', Aline é Clara, uma estudante que mantém uma relação homossexual com a colega Rafaela (Paula Picarelli).



No início da novela, muita gente apostou que as personagens acabariam desaparecendo da trama, como havia acontecido com o casal de lésbicas de 'Torre de Babel', novela de Silvio de Abreu: em 1998, Christiane Torloni e Silvia Pfeiffer tiveram que amargar a morte de suas personagens na explosão de um shopping. Mas uma pesquisa realizada pela Globo junto a grupos de telespectadores salvou as vidas de Clara e Rafaela. Chegou-se à conclusão de que o público aprovava o casal, desde que não houvesse beijo na boca. 'As pessoas não estão acostumadas a ver mulheres se beijando na TV, isso mexe com a sexualidade de todo mundo', diz Aline. 'Temos que respeitar a opinião delas.'

O caminho escolhido pelo autor Manoel Carlos foi o da sutileza: mais afeto e menos sexualidade. 'O autor escolheu a naturalidade, o sentimento. Não tem nenhuma vulgaridade ali, é tudo muito inocente. O público percebe que é uma coisa séria, verdadeira', diz Aline.

Quando foi convidada para integrar o elenco, a atriz se preparou para enfrentar chumbo grosso. 'Eu sabia que o preconceito podia ser muito forte. Então, fiquei surpresa com a aceitação. Pessoalmente, não enfrentei nenhuma reação negativa. Às vezes percebo até que estou ajudando as pessoas. Tem muita gente, homossexuais, que vêm me agradecer. Dizem que estão podendo conversar melhor sobre o assunto com a família, com os amigos.'

É uma bela conquista para alguém que até pouco tempo atrás nem sonhava em ser atriz. A carreira de Aline tem pouco mais de um ano: antes de 'Mulheres', interpretou uma mãe solteira na novelaSempre gostei desse universo, das fotos, das viagens', diz. 'Com 7 anos, já armava desfiles com as minhas amigas. Era tudo o que eu queria.'
'Coração de Estudante' e fez uma participação no humorístico 'Os Normais'. Durante muito tempo, foi uma modelo de sucesso -dos 12 aos 18 anos, desfilou sua beleza de olhos verdes e lábios grossos em editoriais de moda pelo mundo. '

Depois de longas temporadas em Nova York, Paris, Tóquio e Milão, decidiu voltar ao Brasil definitivamente aos 18 anos. 'Achei que já tinha ganhado bastante, queria comprar apartamento e trabalhar só no Brasil. Também pensava em fazer faculdade.' Os planos de cursar arquitetura foram por água abaixo quando a TV apareceu na sua vida. 'Estava na agência quando descobri que, no outro andar, havia um teste para a série 'Presença de Anita'. Nunca deixei uma oportunidade passar, então disse 'por que não'?'

Não passou no teste, mas foi convidada para integrar o elenco de 'Coração de Estudante', em 2002. 'Nunca tinha feito nenhum curso, fiquei muito insegura. Minha maior arma foi a intuição.' Decidida a levar muito a sério a nova carreira, fez cursos de atuação e aprendeu algumas técnicas, como se concentrar em silêncio antes de uma cena importante. 'Uma pessoa que me ensinou muito foi a Fernanda Torres. Quando participei de 'Os Normais', ela foi tão doce, tão humilde. Senti que houve uma troca. Foi difícil fazer o programa, porque o tempo de comédia é diferente. Mas foi muito bacana.'

Aline não tem pressa. Em vez de sair correndo atrás de personagens em filmes ou peças de teatro, prefere se concentrar no trabalho atual. 'As pessoas me cobram planos, dizem que eu devia estar lendo projetos. Mas não consigo, sou muito agora.' Cobranças dos críticos de TV não a incomodam. 'Dou graças a Deus de estar fazendo a minha terceira personagem, e não me incomodo quando me comparam com gente mais experiente. Para mim é até um elogio.'

Na vida pessoal, a ordem é se divertir. Há sete meses, ela namora o ex-modelo e ator Cauã Raymond (de 'Malhação'), que conhece desde os 14 anos. 'Já tínhamos trabalhado juntos várias vezes, mas de repente nos olhamos e pintou uma coisa. Meu relacionamento anterior, também com um ex-modelo, durou cinco anos. É o meu estilo, eu funciono apaixonada.' Casamento, porém, nem pensar. 'É muito cedo. Ainda quero dar muito beijo na boca.'


Tags: , , , , ,

0 Comentários:

 
Copyright © Alinne Moraes Fãs | Designed by Templateism.com